Skip to content

MV. Thayana Neiva de Lima Queiroz

A população de cães e gatos cresce dia após dia. Porém nem todos aqueles que nascem têm a sorte de encontrar um lar. O fato de que há uma superpopulação de cães e gatos abandonados pelas ruas é incontestável. Em qualquer lugar que andemos é notória a presença desses animais sem lar.

A castração dos cães e gatos envolve uma série de mitos e crenças, mas nos dias de hoje, esse procedimento é altamente recomendado pelos médicos veterinários, já que traz muitos benefícios para os animais e também para os seus donos. Impedindo a procriação, o processo é considerado como um grande aliado para a diminuição do número de animais abandonados. No entanto, as suas vantagens vão muito além disso…

Obviamente, o conjunto de benefícios varia de um animal para outro, e a raça do animal em questão também deve ser levada em consideração, já que cada tipo de cão tem características e personalidades específicas.

Antes de conhecermos os benefícios que esse procedimento nos trás, vamos entender o que é a castração? Nos machos o procedimento de castração consiste na remoção de ambos os testículos, enquanto que nas fêmeas, é a retirada dos ovários e útero, consequentemente à retirada destes órgãos temos a diminuição dos hormônios produzidos por eles, e logo a diminuição de inúmeros problemas secundários a essa produção hormonal exacerbada.

Estima-se que cães e gatos castrados tenham em média um aumento de cinco anos na sobrevida.

Agora vamos conhecer os benefícios da castração:

EM FÊMEAS:

  • Diminui a incidência de tumor de mama;
  • Previne o desenvolvimento de piometra (infecção uterina), pseudociese (gestação psicológica), tumor de ovário ou útero, TVT (tumor venéreo transmissível);
  • A fêmea não entrará mais no cio, e com isso não irá mais atrair os machos, evitando deste modo fugas de casa no período fértil;
  • Evita gestações indesejadas, e consequentemente o abandono de ninhadas nas ruas, etc.

EM MACHOS:

  • Se realizada durante a juventude, evita/diminui hábitos inconvenientes como demarcação de território com urina;
  • Diminui a agressividade, evita brigas por dominância e disputa por territórios, em locais onde convivem vários animais juntos;
  • Evita fugas de casa atrás de fêmeas no cio e consequentemente brigas, atropelamentos, envenenamentos, bem como contágio com algumas doenças infecciosas transmitidas pela saliva/mordida, como FIV e FELV nos gatos e raiva nos cães e gatos;
  • Previne doenças como tumor de testículo, TVT (tumor venéreo transmissível), hiperplasia prostática etc.

O procedimento de castração é simples, rápido e seguro! Por ser considerado um procedimento cirúrgico deve ser realizado apenas por médicos veterinários em ambiente assepticamente controlado.

Por todos os motivos citados e por todos os cães e gatos, com donos ou sem donos, a castração é, acima de tudo, um ato de amor! Seu animal, quando castrado, se torna mais saudável e sua expectativa de vida aumenta, pois há menores chances de desenvolvimento de doenças reprodutivas!

Play Video