A Ortopedia Veterinária é uma Especialidade que estuda , diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.

Assim como os seres humanos os pets também sofrem com doenças ortopédicas. Essa especialização surgiu com o avanço da veterinária e tem como objetivo oferecer melhor tratamento aos animais e proporcionar a eles alívio de dores e mais qualidade de vida.

Algumas das doenças mais comuns que são tratadas pela Ortopedia Veterinária são:

  •  Artrose – É uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações e ossos dos joelhos, cotovelos, coluna, entre outras.
  • Displasia Coxofemoral – Acomete animais de médio e grande porte, é mais uma das doenças tratadas pela ortopedia veterinária. Ela é uma degeneração da articulação que fica entre a bacia e a cabeça do fêmur. Os animais que apresentam a doença sentem dores e dificuldades para se locomover, levantar e pular.
  • Ruptura do Ligamento Cruzado – Ela geralmente é acometida por uma ruptura crônica causada por fadiga progressiva das estruturas que compõem o joelho.
  • Algumas outras doenças que também podem ser diagnosticadas e tratadas pela ortopedia veterinária são: Displasia de Cotovelo, Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur, Síndrome do Cão Nadador, Hérnia de Disco, entre outras.

Fraturas e Traumas

Além das doenças ortopédicas, os animais podem sofrer acidentes e se machucar gravemente. O ortopedista veterinário é o especialista mais indicado para fazer cirurgia em casos de atropelamento, quedas, entre outros, e também proporcionar a reabilitação ortopédica do animal após fraturas e luxações.

Reabilitação

Seja para auxiliar na recuperação ou para aumentar a qualidade de vida do Pet a reabilitação é um processo muito importante. Dentre algumas delas estão:

  •  Fisioterapia –  É o método de reabilitação mais utilizado após as cirurgias e também para o tratamento de diversas doenças ortopédicas. Tem como finalidade relaxar os músculos e fortalecê-los através de exercícios e aplicação de aparelhos, auxiliando para que a recuperação seja mais rápida.
  • Hidroterapia –  Muito parecida com a Fisioterapia, tem como finalidade relaxar os músculos e fortalecê-los com a diferença de utilizar a água como instrumento de recuperação. É um método que atua no sistema nervoso, circulatório e térmico.
  • Acupuntura – O ortopedista veterinário pode também oferecer acupuntura para os animais que sentem dores, doenças crônicas, sistêmicas ou osteomusculares. O tratamento é um método terapêutico chinês que tem como propósito proporcionar equilíbrio energético ao corpo. Assim como em seres humanos, a técnica é realizada através da introdução de agulhas em locais estratégicos do corpo dos pets para controlar as dores e doenças.

O Centro Médico Veterinário Vetsan busca a todo momento inovação, tecnologia e processos que visam um diagnóstico e tratamentos mais eficientes. Nossa Equipe de Especialistas avalia cada caso de maneira única visando encontrar a melhor alternativa para o seu Pet, proporcionando assim uma experiência diferenciada e humanizada.

Venha conhecer nossa Equipe de Especialistas. Estamos sempre prontos a atendê-los!